Quantas vezes começamos assistir apresentações de seminários, palestras e aulas cheias de gráficos, tabelas, figuras, fotos e linguagem impecável, e no final nem lembramos o que foi falado? Lembra-se do conteúdo da última aula que teve? Você aproveitou quantos por cento das informações expostas?
Há ideias que se destacam e ficam na nossa memória sem grandes dificuldades, sendo verdadeiras ou falsas. Quem nunca ouviu uma lenda urbana?
Há padrões comuns entre as ideias que se fixam nas pessoas:
- Simples: dão o recado de forma clara e profunda;
- Inesperadas: surpreendem o receptor de alguma forma;
- Concretas: não há diferentes interpretações, todos entenderão a mesma coisa;
- Credibilidade: não dá margem ao ceticismo;
- Emotivas: as pessoas sentem algo e relacionam com as ideias;
- Histórias: exemplos de outras histórias relacionadas às ideias para que as pessoas mentalizem mais rapidamente;
O que faz as ideias fixarem-se em você? Pra mim precisa ter três itens pelo menos: linguagem fácil, apresentação com bastante fotos e vídeos e apresentador que prende a atenção (não sei definir, mas há pessoas que têm voz de travesseiro, nos primeiros 10 min você já está morrendo de sono).
4 comentários:
Por não ser da área, gosto bastante de posts "genéricos" como este, pois consigo aplicar melhor no meu dia-a-dia.
Sucesso com o seu blog ae lindinha. Agora de cara nova.
Muito obrigada lindinho, pelas palavras e pelo layout. Bjus!!!
ola prestei vestibular pra zootecnia na ufv agora é esperar o resultado talvez me junte a vcs !!
Que bom, espero que seja um(a) ótimo(a) zootecnista. Boa sorte e sempre esteja atualizado, leia bastante sobre a área. Temos um leque bem grande de atuação profissional.
Postar um comentário
Deixe sua opinião, faça perguntas, diga olá ;=). Críticas construtivas são muito bem vindas. Se quiser resposta deixe seu nome e e-mail, please, porque o Mr. Google não me passa informações de vocês. (zootecniadaily@gmail.com)
Bjus!!!